PLANO DE CURSO

 

 

PLANO DE CURSO

 

 

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Curso de Letras

Unidade: CAMPUS CATALÃO

Disciplina: Psicologia da Educação I

Código: 5121

Núcleo:

Departamento da Disciplina: PEDAGOGIA

Ano: 2011

Semestre: 3º

Turmas: A e B

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA

Carga Horária Semestral

64

Carga Horária Semanal

4

Teóricas: 4

Acessória

32

Práticas: -

 

EMENTA

Psicologia como ciência. Constituição da Psicologia da Educação no Brasil. Concepções teóricas de aprendizagem e desenvolvimento que fundamentam as práticas pedagógicas da Educação Escolar no Brasil (Behaviorismo, Humanismo, Construtivismo e Abordagem Histórico-cultural): análise crítica de suas contribuições. Possibilidades e limites do conhecimento psicológico à análise e solução das questões educacionais

 

 

 

 

Docente

Formação Profissional

 

Maria José dos Santos

 

Psicóloga (UNIP), Doutora em Psicologia da Educação/PUC-SP

 

Catalão (GO), Fevereiro de 2011.

 

 

 

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SIAPE:1678135

 

APROVADO EM REUNIÃO DE CURSO EM: 17/02/ 2011.

 

 

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Coordenador do Curso de Pedagogia – CAC/UFG

 

 

 

 

 

 

 

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

2.1.1. Oferecer ao aluno, futuro professor, elementos teóricos que possibilitem

compreender os processos de aprendizagem/desenvolvimento da criança e do

adolescente como síntese de múltiplos e complexos fatores.

 

2.1.2. Contribuir para a inserção crítica do professor na realidade escolar,

ajudando-o a rever seus quadros de referência e a perceber-se, perceber

seus alunos e o contexto escolar de maneira não estereotipada

 

2.1.3. Refletir criticamente sobre os conhecimentos e procedimentos cristalizados

Pela tradição e que são repetidos mecanicamente pelo professor

 

    1. Específicos

2.2.1. Discutir a Psicologia da Educação como área de produção de conhecimento.

 

2.2.2. Discutir algumas das principais teorias psicológicas do desenvolvimento e

aprendizagem humana

 

2.2.3. Discutir a relação entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento

do adolescente segundo as diferentes abordagens e suas implicações educacionais.

 

2.2.4. Analisar criticamente as implicações, contribuições e limites da Psicologia em

sua relação com a educação.

 

 

 

3. PROGRAMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

3.1 Discriminação dos conteúdos

UNIDADE I

Horas Previstas

  1. Apresentação do Curso

 

  1. Breve Introdução à Psicologia da Educação

 

  1. As diferentes abordagens em Psicologia da Educação

  • Epistemologias Empirista

Inatista

Interacionista

 

2 horas/aula

 

8 horas/aula

 

4 horas/aula

UNIDADE II

Horas Previstas

Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento

    • Behaviorismo: fundamentos teóricos

Implicações no processo ensino-aprendizagem

    • Humanismo: fundamentos teóricos

Implicações no processo ensino-aprendizagem

    • Construtivismo: fundamentos teóricos

Implicações no processo ensino-aprendizagem

    • Abordagem Histórico-cultural: fundamentos teóricos

Implicações no processo ensino-aprendizagem

 

 

50 horas/aula

 

TOTAL

64 h/Semestre

 
4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Atividades teóricas e práticas

Meses / 1º Semestre 2011

  • UNIDADE I

  • UNIDADE II

Março

Abril/Maio/Junho

 

 

5 ESTRATÉGIAS DE ENSINO

5.1. Descrição das estratégias

5.1.1. Aulas expositivas

5.1.2. Discussão de textos e/ou filmes

5.1.3. Trabalhos orientados

 

 

6. RECURSOS DIDÁTICOS
6.1. Descrição dos recursos

6.1.1. Recursos convencionais

6.1.2. Textos

6.1.3. Retroprojetor

6.1.4. TV e Vídeo

6.1.5. Data show

 

 

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
7.1. Descrição dos critérios

7.1.1. Provas individuais e em pequenos grupos

7.1.2. Trabalhos individuais e/ou em grupo

 

 

8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (1998). A Psicologia no Brasil: Leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: Unimarco Ed./Educ.

BECHER, F. (1994). O que é construtivismo. Série Idéias, n. 20. São Paulo: FDE, p. 87-93

CUNHA, Marcos Vinícius (2002). Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A editora.

GOULART, Íris Barbosa (1995). Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes.

LAMPREIA, C. As propostas anti-mentalistas no desenvolvimento cognitivo: uma discussão de seus limites. 1992. 420f. Tese (Doutorado em Psicologia). Programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992.

OLIVEIRA, M. K. (1995). Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.

PIAGET, J. (1978). Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: José Olympio Ed.

PIAGET, J. (1967). Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura.

PLACCO, V. M. N. S. (org). (2000). Psicologia & Educação: revendo contribuições. São Paulo: Educ.

ROGERS, Carl, R. (1972). Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros.

ROGERS, Carl, R. (1977). A Pessoa como Centro. São Paulo: EPU/EDUSP

SALVADOR, C. C., et al. (2000). Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artmed

SALVADOR, C. C., et al. (1996). Desenvolvimento e Psicologia da Educação. v. 2. Porto Alegre: Artmed

SKINNER, F. B. (org) (1971). O mito da liberdade. Rio de Janeiro: Bloch

SKINNER, F. B. (2003). Ciência e Comportamento. São Paulo: Martins Editora.

SKINNER, F. B. (2006). Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix.

SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: pedagogia da essência e a pedagogia da existência. Tradução de Liliana Rombert Soeiro. Livros horizonte. 1984.

VYGOTSKY, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

VYGOTSKY, L. S. (1994). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.

VYGOTSKY, L. S., LURIA, A. R. e Leontiev, A. N. (1988). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone Editora.

WADSWORTH, B. J. (2001). Inteligência e Afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira.

 

Catalão (GO), Fevereiro de 2011.

 

 

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Prof. Dra. Maria José dos Santos

Curso de Pedagogia - CAC/UFG1

 

 

 

 

 

 

 

 

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