PLANO DE CURSO
PLANO DE CURSO
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Curso de Letras |
Unidade: CAMPUS CATALÃO |
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Disciplina: Psicologia da Educação I |
Código: 5121 |
Núcleo: |
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Departamento da Disciplina: PEDAGOGIA |
Ano: 2011 |
Semestre: 3º Turmas: A e B |
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DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA |
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Carga Horária Semestral64 |
Carga Horária Semanal4 |
Teóricas: 4 |
Acessória32 |
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Práticas: - |
EMENTA |
Psicologia como ciência. Constituição da Psicologia da Educação no Brasil. Concepções teóricas de aprendizagem e desenvolvimento que fundamentam as práticas pedagógicas da Educação Escolar no Brasil (Behaviorismo, Humanismo, Construtivismo e Abordagem Histórico-cultural): análise crítica de suas contribuições. Possibilidades e limites do conhecimento psicológico à análise e solução das questões educacionais |
Docente |
Formação Profissional |
Maria José dos Santos |
Psicóloga (UNIP), Doutora em Psicologia da Educação/PUC-SP |
Catalão (GO), Fevereiro de 2011.
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SIAPE:1678135
APROVADO EM REUNIÃO DE CURSO EM: 17/02/ 2011.
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Coordenador do Curso de Pedagogia – CAC/UFG
2 OBJETIVOS |
2.1 Geral 2.1.1. Oferecer ao aluno, futuro professor, elementos teóricos que possibilitem compreender os processos de aprendizagem/desenvolvimento da criança e do adolescente como síntese de múltiplos e complexos fatores.
2.1.2. Contribuir para a inserção crítica do professor na realidade escolar, ajudando-o a rever seus quadros de referência e a perceber-se, perceber seus alunos e o contexto escolar de maneira não estereotipada
2.1.3. Refletir criticamente sobre os conhecimentos e procedimentos cristalizados Pela tradição e que são repetidos mecanicamente pelo professor
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2.2.1. Discutir a Psicologia da Educação como área de produção de conhecimento.
2.2.2. Discutir algumas das principais teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem humana
2.2.3. Discutir a relação entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento do adolescente segundo as diferentes abordagens e suas implicações educacionais.
2.2.4. Analisar criticamente as implicações, contribuições e limites da Psicologia em sua relação com a educação.
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3. PROGRAMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA3.1 Discriminação dos conteúdos |
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UNIDADE I |
Horas Previstas |
Inatista Interacionista
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2 horas/aula
8 horas/aula
4 horas/aula |
UNIDADE II |
Horas Previstas |
Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento
Implicações no processo ensino-aprendizagem
Implicações no processo ensino-aprendizagem
Implicações no processo ensino-aprendizagem
Implicações no processo ensino-aprendizagem
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50 horas/aula
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TOTAL |
64 h/Semestre |
4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
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Atividades teóricas e práticas |
Meses / 1º Semestre 2011 |
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Março Abril/Maio/Junho |
5 ESTRATÉGIAS DE ENSINO |
5.1. Descrição das estratégias 5.1.1. Aulas expositivas 5.1.2. Discussão de textos e/ou filmes 5.1.3. Trabalhos orientados |
6. RECURSOS DIDÁTICOS |
6.1. Descrição dos recursos6.1.1. Recursos convencionais 6.1.2. Textos 6.1.3. Retroprojetor 6.1.4. TV e Vídeo 6.1.5. Data show |
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
7.1. Descrição dos critérios7.1.1. Provas individuais e em pequenos grupos 7.1.2. Trabalhos individuais e/ou em grupo |
8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (1998). A Psicologia no Brasil: Leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: Unimarco Ed./Educ. BECHER, F. (1994). O que é construtivismo. Série Idéias, n. 20. São Paulo: FDE, p. 87-93 CUNHA, Marcos Vinícius (2002). Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A editora. GOULART, Íris Barbosa (1995). Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes. LAMPREIA, C. As propostas anti-mentalistas no desenvolvimento cognitivo: uma discussão de seus limites. 1992. 420f. Tese (Doutorado em Psicologia). Programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992. OLIVEIRA, M. K. (1995). Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione. PIAGET, J. (1978). Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: José Olympio Ed. PIAGET, J. (1967). Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura. PLACCO, V. M. N. S. (org). (2000). Psicologia & Educação: revendo contribuições. São Paulo: Educ. ROGERS, Carl, R. (1972). Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros. ROGERS, Carl, R. (1977). A Pessoa como Centro. São Paulo: EPU/EDUSP SALVADOR, C. C., et al. (2000). Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artmed SALVADOR, C. C., et al. (1996). Desenvolvimento e Psicologia da Educação. v. 2. Porto Alegre: Artmed SKINNER, F. B. (org) (1971). O mito da liberdade. Rio de Janeiro: Bloch SKINNER, F. B. (2003). Ciência e Comportamento. São Paulo: Martins Editora. SKINNER, F. B. (2006). Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix. SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: pedagogia da essência e a pedagogia da existência. Tradução de Liliana Rombert Soeiro. Livros horizonte. 1984. VYGOTSKY, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. VYGOTSKY, L. S. (1994). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. VYGOTSKY, L. S., LURIA, A. R. e Leontiev, A. N. (1988). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone Editora. WADSWORTH, B. J. (2001). Inteligência e Afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira. |
Catalão (GO), Fevereiro de 2011.
___________________________________ Prof. Dra. Maria José dos Santos Curso de Pedagogia - CAC/UFG1
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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Campus Catalão
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